sábado, 24 de abril de 2010

No qe se transformou a “Gomorra”??




No intuito de se gerar uma comunidade “anarquista”, onde tudo seria de todos, os espaços seriam comunitários, os objetos e as idéias também seriam compartilhadas, entre tantas outras pretensões, o discurso era esse na antiga casa do Baiano entre pretendentes e precisados de se criar uma república estudantil. A precisão de morar junto logo veio, e a construção dessa comunidade se daria na prática ao longo da convivência. E se deu dessa forma, na prática, a construção dos ideais até diferente dos propostos, mas com tolerância, convivência, limites, adaptações, entre tantas outras situações qe se dariam,... estava acontecendo.
E se alicerçou dessa forma a república de estudantes com idéias libertári@s, a “Gomorra” se deu dessa forma, meio qe as pressas, onde acredito precisar de um acumulo ideológico antes dessa tomada de decisões repentinas dessas ou mesmo uma escolha de com qem se qer/acredita construir antes de se deferir a decisão de ir construir junto. Dando andamento vieram as reuniões, assembléias onde se viabilizaram algumas definições sobre as limitações dos próprios moradores, dos visitantes, das relações qe moradores e agregados teriam, a alimentação, a divisão da compra da limpeza, até mesmo a aquisição desse mesmos materiais, entre outras situações. Onde foram agravando essas decisões, chegando às divisões das prateleiras da geladeira. Até aí a Gomorra vinha no seu auge das festas, do cine gomorra, onde virou ponto de encontro de amig@s qe não se viam durante toda uma semana, ponto de descontração, cultura, de fazer novas amizades, idéias, de cachaça também, maconha, sexo,...onde com o tempo o barulho,as luzes,os horários começam a incomodar,mas até aí tudo era resolvido nas assembléias com certeza com suas limitações, mas com a capacidade de todos participarem nas decisões;estou a falar por mim qe sempre fui agregad@ mas sempre fui ouvida,...
Pensar Gomorra hoje, onde se chega a um ponto qe a entrada de moradores se dar pelo simples motivo de se dividir o alugel (sei sim,das necessidades de se sustentar),mas acredito naqela seleção de ideias pra se construir qalqer coisa junto,em um bom alicerce onde hoje existiu fatos autoritários qe se deram por uma imposição da situação.
Hoje, coincidência ou não, a Gomorra, dois anos depois, esta praticamente com os moradores qe pensavam construir uma república estudantil mais libertária, mas agora vazia com algumas mágoas deixadas no meio do percurso.
Parabéns pela resistência!!!

Juh do cabrunco!!!

Um comentário:

  1. Quanto mais o tempo passa, mas eu faço côro contigo: PARABÉNS PELA RESISTÊNCIA mesmo! (WPC>)

    ResponderExcluir